Disposição no solo de efluentes de esgoto tratado visando à redução de coliformes termotolerantes (doi:10.4136/ambi-agua.63)

  • Teresa Blandina Castro Ribas UNITAU
  • Paulo Fortes Neto UNITAU
Palabras clave: disposição no solo, fitorremediação, esgoto, coliformes, Pseudomonas, Bacillus

Resumen

O lançamento indiscriminado nos corpos d’água de esgotos domésticos sem tratamento, ou mesmo tratados, mas sem desinfecção apropriada, contribui com quantidade significativa de organismos do chamado “grupo coliforme”, entre os quais agentes específicos de doenças de veiculação hídrica podem estar presentes. A aplicação no solo de efluentes de esgotos domésticos devidamente tratados, em vez de sua disposição direta em cursos d’água, além de ser uma maneira alternativa para disposição de resíduos e controle biológico de poluentes, constitui um modo adequado de fornecimento de nutrientes ao solo e às plantas. Este trabalho teve como objetivo avaliar a redução de coliformes termotolerantes após aplicações no solo de efluente de esgoto doméstico tratado por um período de 60 dias, associando os valores obtidos ao adensamento de rizobactérias Pseudomonas fluorescens e Bacillus spp. presentes nas rizosferas de diferentes culturas. O experimento foi desenvolvido em área da Fazenda Piloto do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade de Taubaté e o Delineamento Experimental constou de blocos casualizados com cinco tratamentos envolvendo o cultivo de aveia, cevada, triticale, feijão preto e solo sem cultivo (Testemunha), totalizando 20 parcelas de solo classificado como Latossolo Vermelho Amarelo Distrófico. Os resultados obtidos por meio de análises microbiológicas de amostras de solo rizosférico e não rizosférico apresentaram um maior adensamento de rizobactérias na rizosfera da aveia. Entretanto, a maior eficiência obtida na redução de coliformes termotolerantes foi alcançada nos tratamentos envolvendo feijão preto e solo sem cultivo.

Biografía del autor/a

Teresa Blandina Castro Ribas, UNITAU
Aluna do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais; Nível Mestrado; Área de Concentração: Gestão Integrada de Resíduos - Depto. de Ciências Agrárias - UNITAU.
Paulo Fortes Neto, UNITAU
Professor Doutor do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Chefe do Depto de Ciências Agrárias - UNITAU.
Publicado
22/12/2008
Sección
Articulos