Evaluation of vegetation cover using the normalized difference vegetation index (NDVI)

  • Gabriela Camargos Lima Universidade Federal de Lavras
  • Marx Leandro Naves Silva Universidade Federal de Lavras
  • Nilton Curi Universidade Federal de Lavras
  • Mayesse Aparecida da Silva Universidade Federal de Lavras
  • Anna Hoffmann Oliveira Universidade Federal de Lavras
  • Junior Cesar Avanzi Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Marta Eichemberger Ummus Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Keywords: NDVI, Agriculture planning, Stocking, Posses sub-basin, Extrema, MG

Abstract

Soil loss by water erosion is the main cause of soil degradation in Brazil. However, erosion can be reduced by the presence of vegetation. The Normalized Difference Vegetation Index (NDVI) makes it possible to identify the vegetative vigor of crops or natural vegetation which facilities the identification of areas with vegetation covers. This information is very important in identifying the phenomena which might be occurring in a particular area, especially those related to soil degradation by water erosion. Thus, the aim of this work was to assess the canopy cover by using NDVI, checking the image accuracy using the Coverage Index (CI) based on the Stocking method, in the Sub-basin of Posses, which belongs to the Cantareira System, located in the Extrema municipality, Minas Gerais, Brazil. Landsat-5 TM images were used. The sub-basin of Posses was very altered in comparison to the surrounding areas. The NDVI technique proved to be a suitable tool to assess the uses that occur in the sub-basin of Posses, as validated by the Stocking methodology. The map derived from NDVI allowed the geographic distribution of different land uses to be observed and allowed for the identification of critical areas in relation to vegetation cover as well. This finding can be used to optimize efforts to recover and protect soil in areas with bare soil and degraded pasture, in order to reduce environmental degradation. The CI has not exceeded 40% for land use classes that occur in the majority of the sub-basin (91%), except in areas of woody vegetation.

Author Biographies

Gabriela Camargos Lima, Universidade Federal de Lavras
Engenheira Florestal formada pela Universidade Federal de Lavras em fevereiro de 2008. Atualmente cursando doutorado em Ciência do Solo na área de Recursos Ambientais e Uso da Terra com linha de pesquisa em Manejo e Conservação do Solo e da Água na Universidade Federal de Lavras. Mestre em Recursos Ambientais e uso da Terra pela UFLA em março de 2010. Engenheira de Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário de Lavras em 2010.Tem experiências na área de recuperação de áreas degradadas, impactos ambientais, avalição das perdas de solo e água por erosão hídrica e práticas conservacionistas, avaliação da potencialidade de recarga de aquífero e práticas conservacionistas no manejo de bacias hidrográficas.
Marx Leandro Naves Silva, Universidade Federal de Lavras
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1991) - UFLA, Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela UFLA (1994) e Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela UFLA (1997). Foi Pesquisador II da EMBRAPA/CNPS no período de 1994 a 1997, atuando na área de Manejo e Conservação do Solo e da Água. Em 1997 ingressou como Professor Adjunto I na UFLA, lotado no Departamento de Ciência do Solo - DCS, no Setor de Física e Conservação do Solo e da Água, atualmente é Professor Associado III. No ano de 2007 ocupou o cargo de Sub coordenador do Curso de Mestrado e Doutorado na área de Ciência do Solo. Atualmente ocupa a Coordenação dos Cursos de Especialização em Solos e Meio Ambiente e Gestão e Manejo Ambiental em Sistemas Agrícolas; o cargo de Chefe do DCS da UFLA; membro do Conselho Universitário da UFLA; membro do Conselho de Curadores da UFLA e representante da UFLA no Conselho Diretor das Ações de Manejo de Solos no Estado de Minas Gerais - CD Solo. Tem experiência na área de Agronomia, Ciência do Solo, com ênfase em Manejo e Conservação do Solo e da Água, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico, controle e modelagem da erosão hídrica, indicadores da qualidade do solo em sistemas de manejo para produção vegetal e animal (Biomas Cerrado, Pantanal e Mata Atlantica), capacidade de uso da terra, manejo conservacionistas de bacias hidrográficas visando a recarga de água, o controle da erosão hídrica e da poluição difusa do solo e da água.
Nilton Curi, Universidade Federal de Lavras
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (1972), Mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975) e Doutorado em Soil Science pela Purdue University-USA (1983). Responsável pelo Setor de Mineralogia e Gênese do Solo, do Departamento de Ciência do Solo da UFLA. Assessor Científico da Câmara de Ciências Agrárias (CAG) da FAPEMIG de 1996 a 2000. Assessor Científico do CNPq na área de Agronomia e Membro do Núcleo do Comitê de Assessoramento da mesma área (CA-AG) de 2000 a 2002. Editor Assistente da Revista Brasileira de Ciência do Solo até 2011. Líder do Grupo de Pesquisa em Pedologia e Qualidade Ambiental da UFLA/CNPq. Agraciado como Membro da Sociedade de Honra de Agricultura Gamma Sigma Delta USA e da Sociedade de Pesquisa Científica Sigma Xi USA. Agraciado com o Prêmio FAEPE de Mérito Universitário-Categoria Pesquisa por ocasião do Centenário da UFLA (2008) e com o Prêmio UFLA de Mérito Universitário-Categoria Docente (2011). Professor da Universidade Federal de Lavras desde 1974 (Professor Titular a partir de 1992), atuando na área de Pedologia e suas relações com o manejo do solo e do ambiente em geral.
Mayesse Aparecida da Silva, Universidade Federal de Lavras
Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (2006) e mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras (2009). Atualmente é bolsista do CNPq na modalidade Doutorado Sanduíche na Purdue University/ Estados Unidos com apoio do Departamento de Solos e da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: erosão hídrica, recarga de água, potencial erosivo da chuva, geoestatística e mapeamento digital de solo.
Anna Hoffmann Oliveira, Universidade Federal de Lavras
Anna Hoffmann Oliveira concluiu a graduação em Enhgenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras - UFLA em 2006, o mestrado em Ciência do Solo - UFLA em 2008, ano que iniciou o doutorado em Ciência do Solo - UFLA. Atua na área de Engenharia Florestal e Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo, na área de Manejo e Conservação do Solo e da Água. Atua nos seguintes temas: perdas de solo, água e nutrientes em florestas de eucalipto, modelagem e espacialização da erosão hídrica, análises de manejo e conservação do solo para recarga de água em bacias hidrográficas com utilização de sistemas de informação geográfica e sensoriamento remoto.
Junior Cesar Avanzi, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2003), mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela UFLA (2005) e doutorado em Ciência do Solo pela UFLA, com período de sanduíche na Purdue University / National Soil Erosion Research Laboratoty - EUA (2009), com ênfase em manejo de bacias hidrográficas, modelagem da erosão (erosividade, erodibilidade, cobertura vegetal, escoamento superficial e perdas de solo) e atributos físico-hídrico do solo. Atuou como professor colaborador na disciplina de Pedologia na UFLA (2010). Atualmente é Pesquisador na área de Conservação do Solo e Água da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) - Centro Nacional de Pesquisa em Pesca, Aquicultura e Sistemas Agrícolas (CNPASA). É Membro da Câmara Técnica do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Tocantins. Atual Segundo Vice-Diretor do Núcleo Regional Amazônia Oriental da SBCS. Tem experiência nas áreas de Hidrologia, Pedologia e Conservação do Solo e Água.
Marta Eichemberger Ummus, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (2006) e mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2009). Atualmente trabalha como Analista A de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA.
Published
27/08/2013
Section
Papers