Uso de sementes de Moringa oleifera na remoção da turbidez de água para abastecimento

  • Gustavo Lopes Muniz Universidade Federal de Minas Gerais
  • Francinete Veloso Duarte Universidade Federal de Minas Gerais
  • Suelaine Barbosa de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: coagulante natural, sedimentação, tratamento de água

Resumo

A água utilizada para consumo humano pode conter várias impurezas e partículas sólidas em suspensão que elevam seu nível de turbidez. A Moringa oleifera Lam. é uma planta que tem potencial para ser usada como agente coagulante na remoção da turbidez. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência de sementes de Moringa oleifera utilizadas com casca e sem casca na remoção da turbidez de águas com diferentes níveis de turbidez. Utilizaram-se águas com 70, 250 e 400 UNT inicial. O extrato de sementes de Moringa oleifera foi preparado utilizando sementes sem casca e sementes com casca, visando um procedimento simplificado e prático. Os tempos de sedimentação e as dosagens da solução coagulante utilizadas foram baseados em dados já existentes na literatura. Todos os tratamentos foram realizados com três repetições e as médias foram descritas em gráficos. Os resultados mostraram que o uso do extrato de sementes com casca foi mais eficiente na remoção da turbidez do que os tratamentos nos quais foram utilizadas sementes sem casca, havendo remoção de mais de 99% da turbidez inicial das amostras de água. Além disso, verificou-se uma relação direta entre eficiência de remoção da turbidez com o nível de turbidez inicial das amostras, visto que as sementes foram mais eficientes na remoção da turbidez de águas com nível de turbidez inicial maiores.

Biografia do Autor

Gustavo Lopes Muniz, Universidade Federal de Minas Gerais
Graduando do curso Engenharia Agrícola e Ambiental no Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG com período sanduíche na Universidade de Lisboa, Portugal.
Francinete Veloso Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutora em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do ensino básico, técnico e tecnológico da UFMG. Atua nos seguintes temas: qualidade da água, química analítica e meio ambiente.
Suelaine Barbosa de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais
Técnica dos Laboratórios do Ciclo Inicial de Graduação do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais e graduanda em Química pela Faculdade Prisma.
Publicado
02/04/2015
Seção
Artigos